terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Campo Escola 2000 e a evolução da escalada esportiva

Muitos já ouviram falar da famosa falésia do Campo Escola 2000, situada no Parque Nacional da Floresta da Tijuca, Rio de Janeiro, e da sua relação direta com a evolução da escalada esportiva Nacional.
Até onde sei, a história desse local começou na década de 80 com a conquista da clássica via "Pedrita", que na verdade foi escalada pela árvore que sobe paralelamente a pedra para então ser conquistada de cima. Como na época os materiais de escalada e as técnicas de ascensão eram limitados, os oitavos graus ainda eram raros, a conquista desse pico futurista e os recursos usados para tal podiam ser considerados arrojados, assim como seus conquistadores e colaboradores.
                             Rafael Weksler na via "Migalhas Indecentes"

Durante algum tempo acreditou-se que as vias desse local seriam possíveis apenas apartir do ano 2000, pois até lá os escaladores já teriam obtido força/técnica suficiente para chamar aquilo de "campo escola" e dai surgiu o nome para a falésia. 
Nessa época a noção de futuro era diferente da que temos nos dias de hoje e no ano 2000 tudo seria, digamos, "hightech", como no desenho dos Jackson's, onde carros voavam pelos céus, super computadores e robôs participavam diretamente da vida das pessoas etc.

                                  Pedro Raphael na via "Ziquizira"

Ainda na década de 90 com a participação de experientes e fortes escaladores como Luís Cláudio Pita, Helmut Becker, Fabio Muniz, entre outros, os mitos e as vias mais difíceis iam sendo superados um a um. Na mesma época, conquistas e cadenas de vias como: "Coquetel de Energia", a polêmica "História Sem Fim", a explosiva "Ziquizira", e a sólida "The Hunter", todas propostas de décimo grau, pareciam consolidar o momento de maior evolução desse estilo de escalada, curiosamente antes do previsto conforme a expectativa dos demais escaladores de que apenas no ano 2000 essas façanhas seriam possíveis.
                               Bernardo Biê na via "História Sem Fim"

Com o passar dos anos, com o aumento de frequentadores de todo o País e inclusive do exterior, a maior dedicação aos treinamentos, a difusão do esporte, o desenvolvimento de técnicas e o intercâmbio entre escaladores, entre outras coisas, tornou possível aquilo que os conquistadores profetizavam. Nos dias de hoje vemos constantes ascensões de vias fortes e o surgimento de outras propostas, como extensões, projetos e links até então pouco vizualizados.
Atualmente, apesar de quase "saturado" de vias o local ainda é referencia no que diz respeito a evolução, e futuras gerações terão a oportunidade de desfrutar de um dos melhores picos para escalada esportiva do Brasil.

                           Guilherme e Daniel Peixoto na via "Frases Feitas"

A falésia conta com vias que variam entre 7c(br) até 10c(br), entre projetos que podem chegar a 11b(br), sendo eles a extensão da "Coquetel de Energia", a saída da "Ziquizira" e a conexão das vias "Trans Amazônica" e "História Sem Fim" recentemente visualizado e isolado por escaladores locais, sem contar os antigos projetos "Carta na Manga", "Garoto Enxaqueca" e "Absinto", que com exceção do primeiro, ainda não contam com cotação de grau. 

                          Felipe Camargo na via "Coquetel de Energia"

Aproveitando a oportunidade para agradecer todos os envolvidos na conquista e manutenção desse local histórico, além daqueles que até hoje com muita dedicação, disciplina e principalmente talento, contribuíram para a evolução da modalidade.
Obs: As datas citadas podem não corresponder com as devidamente registradas, assim como todos os fatos e informações foram extraídos de conversas com escaladores mais antigos, filmes, sites, revistas, além de fontes informais.
 
Por Bernardo Biê 
    

 

Vídeo da Gruta de Passa Vinte

Segue vídeo da primeira trip para Gruta de Passa Vinte em que mostra uma entrada e uma cadena flash da via "Tapa na Cara - 1ªparte" e uma tentativa na via "Entre a Sombra e a Escuridão".

Em breve novos vídeos dessa e de outras trips!!!

 

 

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Mais um Fim de semana em Passa VInte

Continuando a "Saga" das trips para Passa Vinte, inicio essa postagem com a interessante origem do nome da cidade. Após conversar com habitantes e nativos, nos foi explicado que o nome foi atribuído pela estreita passagem de acesso que havia na época e por isso só poderia passar 20 gados por dia, mas há quem diga que a cidade foi batizada com tal nome devido a proximidade com 20 rios que cruzam a região. Ai fica a polêmica.

Como dessa vez não houve registro por fotos, apenas por vídeo (que vai demorar um pouco para ir ao ar, devido a demanda de trabalho e a proximidade com o feriado do carnaval), as ilustrações ficarão por conta da imaginação de cada um tendo como referência imagens já postadas das últimas trips.

Dessa vez Eu, André "Godofy" e Brito "Audaz" saímos de baixo de muita chuva no RJ e com a certeza de que a Gruta estaria totalmente seca. Apesar disso, por ser sua estréia, André ainda estava desconfiado.
Ao chegarmos, encontramos os escaladores locais Juliano, Valdinei e Felipe na padaria da cidade, após a aquisição de alguns itens nos encaminhamos para a Gruta, ainda de baixo de chuva e muita lama.
A trilha agora já estava mais definida, porém totalmente encharcada e muito escorregadia. Quando alcançamos a base da preda, como de costume aos que vêem pela primeira vez, André teve seus minutos de admiração e absorção daquilo que seus olhos transmitiam, em mais alguns minutos Juliano (devidamente com seu "stick clip" em mãos) mostrava as incríveis vias.
Logo de cara escaladores e seus respectivos seguranças devidamente se separaram, cada um para sua via, Brito equipou seu novo objetivo, a via "Gênises" e com André começaram os trabalhos, enquanto Juliano equipava a via "Entre a Sombra e a Escuridão" (definitivamente o nome é esse), Valdinei a "Tapa na Cara" e eu tentava sacar a via "Remédio Amargo".

A princípio não tinha a intenção de escalar nesse fim de semana, pois havia combinado de ajudar na conquista de mais uma via que surgia na Gruta, porém como não havia provado a "Remédio Amargo" antes, mesmo tendo sido indicada pelo Juliano, não pude resistir e coloquei o corpo para funcionar. Consegui o êxito na segunda tentativa, pois na primeira cai no crux. Logo depois fiz a segurança do Juliano na via que ele estava tentando, nessa via a participação do segurança é fundamental para o conforto do escalador, uma vez que em todo momento ele pode cair na preda que fica atrás, tendo ocorrido isso anteriormente. Com menos essa preocupação, Juliano conseguiu importante evolução na via e ficou bem otimista em relação a cadena.

Quem também teve evolução de destaque nesse fim de semana foi o Brito, que após a primeira entrada na via "Gênises" a 2 semanas atrás, pensava que tão cedo iria colocar sequência nos movimentos, mas pelo contrario, depois de trabalhar estrategicamente as passadas, entrou e caiu no crux, ficando bem perto de fazê-la.

Enquanto a galera botava pressão nas agarras e André "Godofy" quase encadenava a "Tapa na Cara", eu e Juliano preparávamos a variante da "Remédio Amargo". Como não tenho experiência em conquista, levei o dia todo para observar os lances e instalar as proteções do primeiro crux enquanto Juliano (a base de muita paciência) passava as dicas e sugestões.

Mais uma vez terminamos descendo a trilha quase sem luz solar e logo estávamos prontos e famintos aguardando o rango do seu Milton da padaria. 
A noite chegaram de Varginha-MG mais 4 escaladores amigos do Juliano (peço desculpas por não me recordar claramente o nome de cada um) que se uniram a eu, Brito, André e Juliano para escalar no domingo, enquanto Valdinei e Felipe partiram para suas casas. 
No domingo apesar de estar com muita vontade de "testar" aquilo que havia sido conquistado no sábado, continuamos a abrir mais via para cima e no final do dia (depois de muito apanhar) a via já tomava forma, aproveitei para limpar as agarras e ensaiar algumas passadas. 
No mesmo dia os escaladores Raul (de Varginha-MG) e André "Godofy" encadenaram a via "Tapa na Cara" e encheram a galera de motivação. Mais para o fim do dia Brito entrou bem na "Gênises" e por pouco não saiu.

Em breve vou postar o vídeo com as imagens das vias que foram escaladas.
Agora é aguardar a próxima oportunidade de visitar mais uma vez a Gruta de Passa Vinte.  

Por Bernardo Biê